domingo, 30 de maio de 2010

Textura das rochas metamórficas

A textura de uma rocha é determinada pelo tamanho, forma e arranjo dos minerais que a constituem. Um tipo de característica de textura é a foliação, que é uma estrutura planar originada durante os processos metamórficos e que resulta quer de um alinhamento preferencial de certos minerais anteriores ao processo metamórfico quer da orientação de novos minerais formados durante o processo de recristalização.

A clivagem, a xistosidade e o bandado gnáissico são três tipos de foliação característicos de rochas de baixo, médio e alto grau de metamorfismo, respectivamente.

Clivagem – este tipo de estrutura conduz ao aparecimento de planos de clivagem favoráveis à existência de fissilidade.

Xistosidade – devido ao maior desenvolvimento dos minerais, podem ser facilmente distinguidos à vista desarmada. Apresenta menos fissilidade.

Bandado gnáissico – é um tipo de foliação gerada por diferenciação em bandas por efeito de tensões dirigidas, formando-se bandas alternadas dos minerais que lhe conferem os bandados característicos.

Ainda um outro tipo de textura que pode ser identificada é a textura não foliada, geralmente relacionado com metamorfismo de contacto.

Sem comentários: