sábado, 1 de maio de 2010

Diversidade de magmas

Magma - é uma massa de origem mineral ou orgânica que se encontra em grande profundidade na superfície do planeta Terra. São misturas complexas, essencialmente silicatadas, no estado de fusão, com gases dissolvidos e possuindo por vezes uma grande percentagem de material cristalizado.

O magma, constituído por materiais derretidos, que resulta da fusão de rochas da crosta oceânica e continental e do manto superior, que resultam, por sua vez, dos processos dinâmicos de divergência e convergência das placas litosféricas. Todo este processo dá-se em diferentes condições de temperatura e pressão originam diferentes tipos de magma, visto haver um condicionamento da fusão das rochas.
Também ocorrem situações em que se geram rochas magmáticas em zonas não coincidentes com os limites de placas, ou seja, no interior de placas continentais ou de placas oceânicas relacionadas com a existência de pontos quentes. Assim, por consolidação do magma, são formadas rochas intrusivas ou plutónicas e rochas extrusivas ou vulcânicas, conforme a consolidação do magma em profundidade ou à superfície, respectivamente.



Os três tipos de magmas considerados formam-se em quantidades diversas:

- Magmas basálticos – cerca de 50% de sílica (SiO2) e pequena quantidade de gases dissolvidos. Origina o basalto e o gabro.
- Magmas andesíticos – cerca de 60% de sílica (SiO2) e bastantes gases dissolvidos. Origina o andesito e o diorito.
- Magmas riolíticos – cerca de 70% de sílica (SiO2) e elevada quantidade de gases dissolvidos. Origina o riólito e o granito

Sem comentários: