sábado, 1 de maio de 2010

Consolidação de magmas

Durante a consolidação do magma, verificam-se fenómenos de cristalização de certos componentes magmáticos, originando minerais, sublimação de vapores ou ainda fenómenos de vaporização de fluidos com deposição de substâncias dissolvidas, de acordo com as mudanças de pressão e de temperatura que vão decorrendo durante o processo.

Formação de minerais

Os principais factores que influenciam a cristalização são: a temperatura, o tempo, a agitação do meio, o espaço disponível e a natureza do próprio material. A estrutura cristalina implica uma disposição ordenada dos átomos ou iões, que formam uma rede tridimensional que segue um modelo geométrico característico de cada espécie mineral. A rede é constituída por unidades de forma paralelepipédica que constituem a malha elementar ou motivo cristalino, que se repetem. Num cristal, os nós correspondem às partículas elementares, as fiadas são alinhamentos de partículas e os planos reticulares são planos definidos por duas fiadas não paralelas.


Por vezes, as partículas não chegam a atingir o estado cristalino. A textura fica desordenada, designando-se a matéria, nestas condições, por textura amorfa ou vítrea.


Silicatos – principais constituintes das rochas

Os silicatos constituem cerca de 95% do peso do volume da crosta terrestre.
A estrutura básica ais comum dos silicatos é o tetraedro (SiO4)4- que, por não ser electricamente neutro, tende a polimerizar formando conjuntos complexos.

Diferentes arranjos dos tetraedros, nos silicatos:

Sem comentários: