sexta-feira, 19 de março de 2010

Reconstituição de paleoambientes

As rochas sedimentares permitem reconstituir as condições e os ambientes existentes no momento da sua formação. As diferentes características das rochas permitem definir o ambiente de formação da rocha ou o seu fácies. Os diferentes tipos de fácies que correspondem a diferentes ambientes de sedimentação podem ser continentais (fluviais, lacustres, glaciares), de transição (lugunar, estuarina) ou marinhos (litoral, nerítico, batial).


Os fósseis de fácies permitem pela aplicação do princípio das causas actuais, relacionar os ambientes actuais com o ambientes antigos. Estes caracterizam-se por pertencerem a seres que ocupam ambientes específicos e que não sofreram evolução.
A partir dos seres vivos actuais podem-se extrapolar as suas características para os organismos fósseis similares, como por exemplo, o modo de vida, o tipo de alimentação, o tipo de locomoção, a reprodução, etc. O Princípio das causas actuais que resume-se da seguinte forma: as interacções dos seres vivos actuais, entre si e com o meio ambiente, são a chave para a interpretação dos requisitos ecológicos e das relações dos seres vivos no passado.

Assim, parte-se do principio que as exigências ambientais de organismos fósseis foram as mesmas que as dos organismos actuais que lhes são similares, podendo-se desta forma extrapolar a Paleoecologia da altura em que viveram esses organismos fósseis.

Sem comentários: