sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Aprofundando a síntese proteica

O DNA, além de produzir cópias de si mesmo, determina toda a estrutura das células e controla o seu funcionamento. Este também regula a produção das proteínas.

Transcrição
Esta etapa ocorre no núcleo das células e consiste na síntese de uma molécula de mRNA a partir da leitura da informação contida numa molécula de DNA. Este processo inicia-se pela ligação de um enzima à molécula de DNA. Esta enzima abre a dupla hélice e de seguida inicia a síntese de uma molécula de mRNA de acordo com a complementaridade das bases azotadas. Quando o mRNA está pronto para migrar para o citoplasma possui uma cópia da sequência dos codões, seguindo assim para a fase seguinte, a tradução.

Processamento
Nem todas as sequências da molécula de DNA codificam aminoácidos. Ao mRNA transcrito (pré-mRNA) são retiradas porções não correspondentes a aminoácidos (intrões), ficando a molécula mais curta e apenas constituída por sequências que codificam os aminoácidos (exões). A molécula de mRNA formada migra para os ribossomas, saindo do núcleo através dos poros do invólucro nuclear.

Tradução
Esta etapa ocorre no citoplasma e consiste na leitura da mensagem do mRNA, da qual resulta a produção da proteína. Esta etapa é constituída por três fases: a iniciação, o alongamento, e a finalização.


Sem comentários: