segunda-feira, 7 de junho de 2010

Problemas ambientais da actividade mineira

A actividade mineira ocorre basicamente em três fases:
extracção do minério
tratamento do minério
separação e remoção do material estéril ou ganga.

Parte dos problemas ambientais da actividade mineira resulta da acumulação, a céu aberto, do estéril criando-se montículos cada vez maiores que se designam escombreiras.
Por acção das águas das chuvas estes materiais são arrastados e transportados até aos aquíferos, contaminados).

Recursos minerais não metálicos

Recursos minerais metálicos

A abundância média de um elemento químico na crusta terrestre chama-se Clarke (a unidade em que se exprime é ppm que significa partes por milhão).

A abundância média de um elemento químico na crusta terrestre chama-se Clarke (a unidade em que se exprime é ppm que significa partes por milhão).


O material que num jazigo mineral, é aproveitável designa-se minério. O material que, no mesmo jazigo mineral, é rejeitado designa-se ganga ou estéril.

Energias renováveis

O que se entende por energia geotérmica?

Energia que tem origem no calor presente nas camadas que constituem o interior da Terra. O calor é transferido para a água circulante, aquecendo-a, sendo esta energia calorífica aproveitada à superfície para gerar energia ou aquecimento de ambientes.
O gradiente geotérmico observado na crusta terrestre em áreasafastadas das zonas de vulcanismo activo estima-se geralmente da ordem de 33ºC/km, enquanto que nas zonas geotérmicas anómalas este gradiente é muitas vezes superior a 100ºC/km.


Como se pode aproveitar a energia geotérmica?

Como se produz a energia nuclear?

A energia nuclear envolve mudanças dos núcleos atómicos dos materiais utilizados nessas reacções. Por ex, a partir da cisão do U-235 libertam-se grandes quantidades de energia sob forma de calor.

Os níveis de radioactividade desses resíduos mantêm-se elevados durante centenas ou mesmo milhares de anos, o que requer um tratamento especial, no que se refere à segurança do local onde são armazenados.

Combustíveis fósseis - problemas gerados com o seu consumo

Recursos Energéticos

Principais fontes de energia usadas pelo Homem, desde meados do séc XX até à actualidade.

Sobreexploração de um aquífero

Quais os principais poluentes das águas subterrâneas?



Gestão das águas subterrâneas

A água pode ser poluída segundo três aspectos distintos:
- poluição física – Ocorre quando se verifica uma variação, por exemplo, nos valores de temperatura ou de radioactividade na água de um aquífero. É um fenómeno temporário pois o aquífero adquirirá as suas propriedades físicas normais.
- poluição química - Introdução na água de substâncias que podem prejudicar a sua utilização, tornando-a desagradável à visão, ao olfacto e ao paladar. Estas substâncias provocam a alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas da água, tornando-a imprópria para muitas das suas utilizações.
- poluição bacteriológica - Quando substâncias tóxicas ou organismos patogénicos aparecem na água, tornando-a imprópria para consumo e para as utilizações domésticas.

Águas subterrâneas - Aquíferos

• O que se entende por aquífero?
Um aquífero é uma formação geológica que possui água, em poros e fissuras e que pode ser usada para exploração ou captação.
• Que características dos aquíferos influenciam a capacidade deste para armazenar água e facilitam a sua extracção ?
As características são: a porosidade e a permeabilidade das formações rochosas
• Quais as características de um bom aquífero?
- Um bom aquífero deve possuir uma elevada porosidade (elevada capacidade de armazenamento de água) e uma elevada permeabilidade (elevada capacidade de extracção da água).


Zona de recarga:• Zona mais superficial de um aquífero, que tem como limite superior a superfície do terreno e como limite inferior o nível a partir do qual aparece a água (nível freático ou hidrostático).


Zona de saturação:
• Começa onde acaba a zona de recarga, isto é, no nível hidrostático (limite superior).

Que tipos de aquíferos existem?
• Existem dois tipos de aquíferos:
- Aquífero livre - Aquífero não limitado superiormente, pelo que a água (nível hidrostático) está à pressão atmosférica e a recarga faz se pelas camadas que estão por cima.
- Aquífero confinado ou cativo - Aquífero cujas camadas superior e inferior são impermeáveis. Por isto, a a recarga deste aquífero é feita lateralmente e não pela camada que está por cima. brota até à superfície sob a forma de um repuxo.

No que diz respeito à disponibilidade dos recursos face à sua velocidade de consumo, como se classificam os recursos?

- Os recursos são classificados em recursos não renováveis e recursos renováveis.
- Os recursos não renováveis podem ser definidos como os recursos que o Homem consome a uma velocidade superior àquela com que a Terra é capaz de os gerar.Ex: carvão, petróleo, gás natural.
- Os recursos renováveis são perpétuos ou são gerados a uma velocidade igual ou superior àquela que o Homem é capaz de os consumir. Ex: Energia Geotérmica, ondas, vento.

• Qual a diferença entre recurso e reserva?
- Um recurso é algo que se encontra disponível na Terra e que pode ser utilizado em benefício da Humanidade.
- Uma reserva é um depósito mineral ou rochoso que é economicamente viável para ser explorado.

Que tipo de recurso é o urânio?

O urânio é um recurso mineral, mas também pode ser considerado um recurso energético, quando a exploração tem como objectivo a sua utilização em centrais nucleares para a produção de energia.

O que são recursos geológicos?

São materiais (sólidos, líquidos e mesmo gasosos) que são provenientes da Terra e que o Homem pode usar em seu benefício. Por vezes, não são os materiais da Terra que são um
recurso, mas sim as suas propriedades. Por exemplo, o calor ou radioactividade que certas rochas e minerais libertam, também são considerados um recurso.

Uma classificação possível para os recursos geológicos é a

seguinte:
- Recursos hidrogeológicos
- Recursos energéticos
- Recursos minerais