sábado, 20 de fevereiro de 2010

Darwin

Charles Darwin era um naturalista inglês, que desenvolveu a teoria evolucionista mais credível para explicar a origem das espécies. Recolheu dados e informações ao longo de mais de 20 anos, com destaque para a sua viagem à volta do mundo, a bordo do Beagle, com passagem pelas ilhas Galápagos.
É nessa viagem que Darwin vai recolher uma boa parte dos dados que mais tarde utilizou na fundamentação da sua teoria. Entre os muitos dados acontecimentos que influenciaram Darwin, podem destacar-se alguns dos mais importantes:

Dados da Geologia
Darwin levou em conta a origem e localização dos fósseis, os fenómenos vulcânicos, o tempo geológico, o uniformitarismo, a influência de Lyell.
Dados Biogeograficos
Darwin apercebeu-se da imensa biodiversidade, dos padrões comuns de vida, das diferenças ambientais, das adaptações dos seres vivos, das migrações e interpretou casos concretos de evolução como os tentilhões e tartarugas das Ilhas Galápagos.

Lamarck e as suas leis



Lamarck era um naturalista francês, é uma figura de referência na história do evolucionismo sobretudo por ter sido o primeiro a apresentar uma teoria explicativa coerente sobre os mecanismos da evolução.



Lei do uso e desuso – a necessidade cria o órgão apropriado e a função modifica-o, isto é, o meio pode obrigar ao uso repetitivo de um órgão ou parte do corpo, provocando o seu crescimento e desenvolvimento; ao contrário, a falta de uso provocará a sua atrofia e até desaparecimento.

Fixismo e Evolucionismo

Fixismo – as espécies são unidades fixas e imutáveis que, num mundo igualmente estático, surgiram independentemente umas das outras. Segundo o Criacionismo, as espécies foram originadas por criação divina e, como tal, são perfeitas e estáveis, mantendo-se fixas ao longo dos tempos.

Evolucionismo – as espécies alteram-se de forma lenta e progressiva ao longo do tempo, originando outras espécies.

Multicelularidade

Quando o planeta era somente habitado por seres unicelulares estes competiam entre si, em que os que tinham maior tamanho prevaleciam de uma maior vantagem.

Contudo, os seres unicelulares não podiam aumentar de tamanho indefinidamente pois o aumento do volume da célula não e proporcional ao aumento da área de superfície da membrana plasmática, o que põe em evidencia a eficácia das trocas com o meio externo.


Face a isto as células eucarióticas unicelulares associaram-se entre si, originando colónias.


As células unicelulares eucarióticas pertencentes a uma colónia participam na mesma função, posteriormente estas se especializaram em determinadas funções e se diferenciam, originando seres multicelulares.

Qual a origem dos seres eucariontes?


A vida terá evoluído a partir de organismos simples, os procariontes, dos quais terão surgido os eucariontes. As hipóteses autógénica e endossimbiótica apresentam mecanismos explicativos desta evolução.

Hipótese autogénica – a célula procariótica terá sofrido sucessivas invaginações da membrana plasmática com posterios especialização.


Hipótese endossimbiótica – a célula terá surgido de uma associação simbiótica entre diversas células procarioticas.

Evolução biológica


Dos seres procariontes aos seres eucariontes